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O poder do brincar

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Obras de Aldemir Martins
21 de setembro de 2020
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21 de setembro de 2020

O poder do brincar

Quando crescemos, somos apartados do brincar; perdemos, com isso, uma grande potência humana: a ludicidade. O relatório The Flat Age Society, conduzido pelo The Future Laboratory, traz o conceito de idade fluida, no qual uma profusão de pessoas passa a pautar a vida não mais pelos anos. Essa tendência revela uma fluidez maior de comportamentos para além da idade – e tornou-se o ambiente propício para o surgimento de uma nova relação com a brincadeira. No flat age – que abarca todas as idades, o brincar voltou a tomar lugar no cotidiano, mas com um novo e poderoso sentido: o jogar. No painel O poder do brincar: da saúde mental à transformação social o tema será debatido com a mediação de Cecília Franco e as participações de Edgard Gouveia, bioarquiteto e empreendedor social; Felipe Teobaldo, estrategista cultural com especialização em Harvard Business School (estudioso de games e ludologia). Um dos tópicos do colóquio será o filme Tarja Branca – A revolução que faltava – documentário brasileiro dirigido por Cacau Rhoden e que aborda a arte de brincar.

Segundo Mariana Nobre, uma das curadoras do CriAtivar, o ser adulto se constitui com o apartar da brincadeira – parte intrínseca à nossa humanidade e ao nosso poder criativo. “Não é à toa que o filme Tarja Branca, uma oposição à tarja preta dos remédios, aponta que brincar é uma questão de saúde pública. As brincadeiras infantis fazem parte da nossa formação social, intelectual e afetiva; por meio das brincadeiras construímos nosso processo de socialização; nos definimos e introjetamos hábitos que nos acompanharão na idade adulta”, afirma Mariana, acrescentando que o documentário traz o questionamento se o adulto orgulharia aquela criança que um dia ele foi. E o que há no cerne dessa questão? De acordo com Mariana, o alerta para a importância de sustentar – na idade adulta – o espírito lúdico, que nasce na infância e que o crescimento nos impele a abandonar.

Edgard Gouveia trará para a conversa a reflexão de como os games estão ajudando a mudar o mundo para melhor. Santista, ele já realizou jogos cooperativos nos morros de Santos e abordará o lado poderoso da brincadeira – um resgate que une a potência da criatividade e do impacto social, funcionando como um regulador incrível da saúde mental.

O bate-papo trará uma um olhar sobre como brincar na vida adulta. Da brincadeira ao jogo, a indústria dos gamesse instalou nessa lacuna. Os jogos eletrônicos não só vieram para ocupar esse lugar de ludicidade como, também, para colaborar com a mentalidade de que perdemos ao nos apartarmos da brincadeira. “A isso chamamos de gamificação; gamificar a vida pode ser um processo muito poderoso e pode, ainda, mudar realidades”, afirma Mariana. Uma das curadoras do CriAtivar conta que o painel terá como inspiração o trabalho da designer de games e futuróloga do Institute for The Future, Jane McDonigal.

O painel será mediado por Cecília Franco, educadora de Juventudes no Sesc São Paulo, desde 2009, e cantora. Formada em Artes Cênicas e pós-graduada em Educomunicação pela Universidade de São Paulo, Cecília constrói sua trajetória na educação não formal, investigando áreas como a pedagogia como prática da liberdade, antropologia da juventude e educação para a sexualidade.

 

EIXOS DO CRIATIVAR

EIXO 1 | CIDADE CRIATIVA

_De uma economia criativa a uma cidade criativa: alternativas de desenvolvimento econômico.

_Negócios criativos e requalificação urbana.

_Entendendo os movimentos #beofficeless e #foracidadegrande: a diáspora dos criativos.

_A força da identidade local: hiperlocalismo e place branding.

_Centro: um polo criativo.

_Usinas criativas para um mundo pós-covid.

_Cidade criativa para além do empreendedorismo branco.

 

EIXO 2 | TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, NEGÓCIOS E EMPREENDEDORISMO

_Canabusiness: a revolução canábica.

_Para além dos unicórnios: cases de startups santistas.

_Economia prateada: a revolução da longevidade.

_Desafios das mulheres no empreendedorismo.

_Empregabilidade e empreendedorismo trans.

 

EIXO 3 | FUTURO, SUSTENTABILIDADE, IMPACTO E CIDADANIA

_Agenda 2030: compromissos com o milênio, entendendo as ODS da ONU.

_Laboratórios cívicos: a imaginação coletiva.

_O poder do brincar: da saúde mental à transformação social.

_Renda básica universal: equidade para o futuro.

_Arqueologia do futuro: Santos, historicamente criativa.

_Dinheiro para um novo mundo: moedas sociais e novas visões de crédito.

_Liberte o futuro: a desigualdade global é hostil para as futuras gerações.

_ Afrofuturismo: um lúcido paradigma para o futuro.

_Humanismo urgente: as questões fundamentais para o porvir.

_O futuro do trabalho e o trabalho do futuro.

_A inovação está na natureza: olhares da agricultura urbana, da ecogastronomia e da biomimética.

_Mobilidade e inclusão.

_Financiando projetos: match de investidores, matchfunding e leis de incentivo.

 

EIXO 4 | CRIATIVIDADE, CULTURA E ARTE

_É possível ensinar criatividade?

_Criatividade na quebrada: do Vale do Silício ao Vale do Silêncio.

_Ócio e tempo livre: de subversivos a revolucionários.

_Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na Moda

_Resistentes e Inovadores: os livreiros no mundo dos algoritmos e dos e-books.

_Mercado da voz: você já pensou em usar a sua?

_Desafios da equidade na produção cultural.

_O movimento maker e a construção de novas realidades.

_Novos papéis dos influenciadores digitais.

_As reinações da gastronomia: como o que está no nosso prato revela o espírito do nosso tempo?

_A era da curadoria.

_Empreendendo na música.

_Como transformar Santos em um polo do audiovisual?

_Audiovisual expandindo: realidade virtual e aumentada, animação; games e video mapping.

_Cinema nacional: rumos e resistências.

 

 

AGENDA

 

Evento: CriAtivar – 1º Festival Internacional Santista de Criatividade, Inovação e Sociedade

Data: de 24 a 27 de setembro

Transmissão: redes sociais do CriAtivar (@festivalcriativar)

Organização: DCovas Projetos Culturais e Corporativos, LAB 4D e Zopp Criativa  Cocuradoria: Atelier do Futuro

Realização: Governo do Estado de São Paulo | PROAC

 

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